Objetivo do Colégio Pirajuçara

Seu objetivo é preparar o aluno para uma sadia convivência social para o exercício de cidadânia, proporcionando-lhe o acesso ao instrumental teórico que lhe garanta o necessário subsídio para a sua escolha e formação profissional.

 

Filosofia

Os pressupostos ecléticos que permeiam a prática metodológica do Colégio Pirajuçara são os ideais filosóficos construtivistas, de vivenciar o aprendizado. Tem como lema aprender a aprender, viver aprendendo, aprender a fazer, fazer para aprender e saber fazer.

 

Equipe que compõe o Colégio Pirajuçara

  • Diretor Geral - João Branco Martins
  • Diretora - Neda Lian Branco Martins
  • Assistente de Direção - Ingrid Littig Brandolin Messias da Luz
  • Orientadora Educacional e Pedagógica - Débora Cristina Serra Silva Santos
  • Inspetora de Alunos -Admilza Almeida Santos (Dênia)
  • Assistente Administrativo - Edílson Menara

 

Secretaria

Horário de Atendimento de 2ª a 6ª feira das 08h00 às 17h30

 

Entrada e Saída dos Alunos

Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano
Matutinos das 07h20 às 12h00

Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 4º ano
Vespertino das 13h00 às 17h40

 

Transporte Escolar

O Colégio indica elementos responsáveis pelo transporte dos alunos que exercem essa função há alguns anos. A contratação é feita diretamente com os condutores escolares para verificarem os itinerários, já que trabalham por setores. Os nomes e telefones que seguem abaixo, também estão à disposição na Secretaria da escola.

Tio João - Fones (011) 5845-0287 / 9891-1823
Tio Souza - Fones (011) 5842-0361 / 9475-9654
Tio Adriano - Fones (011) 4244-6402 / 7608-0143

 

Material Didático

A escola utiliza concomitantemente material próprio apostilado em seus diferenciais e na lição de casa e utiliza também livros didáticos, na Educação Infantil e a partir do 2º ano. O material didático é selecionado cuidadosamente, porque deve estar em sintonia com a metodologia específica da escola.

Os alunos do 1º ano que desenvolvem a alfabetização pelo método próprio de Neda Lian Branco Martins, ganharam neste ano um estímulo a mais, o livro de linguagem de autoria de Marília Ferraz, diretora do Colégio Aprendendo Aprender, que faz parte da rede Grupo A.

 

Período Complementar Integral

O Colégio Pirajuçara para atender aos pais que trabalham fora de casa em período integral e precisam de um local seguro para deixar seus filhos no horário oposto ao regular das aulas, oferece dois tipos de período complementar:

No período da manhã, para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até o 4º ano, que além de cumprir tarefas de casa, têm aulas de artes plásticas, educação física, inglês, Informática dadas por professores especialistas, aulas de teatro, música, etiqueta, culinária, horticultura, jogos recreativos e dirigidos, dadas pela própria professora.

HORÁRIO PERÍODO COMPLEMENTAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
HORÁRIO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
07H30 ás 7h40
Agenda e lanche
Agenda e lanche
Agenda e lanche
Agenda e lanche
Agenda e lanche
07h30 ás 08h00
Café da Manhã
Café da Manhã
Café da Manhã
Café da Manhã
Café da Manhã
08h00 ás 09h10
Reforço e/ou Parque
Orientação da Lição de Casa de Português
Orientação da Lição de Casa de Português
Orientação da Lição de Casa de Matemática
Orientação da Lição de Casa de Matemática
09h10 ás 10h20
INFORMÁTICA
Profª Lais
EDUCAÇÃO FÍSICA
Profº Ralph
EDUCAÇÃO FÍSICA
Profº Ralph
10h20 ás 11h10
ARTES
Profª Genny
Continuação da Lição de Casa
Continuação da Lição de Casa
11h10
Almoço
Almoço
Almoço
AULA DE INGLÊS ORAL
Almoço Prof ª Talita
Almoço

 

HORÁRIO DO PERÍODO COMPLEMENTAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HORÁRIO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
07h30 às 07h40
Agenda e lanche
Agenda e lanche
Agenda e lanche
Agenda e lanche
Agenda e lanche
07h40 às 08h00
Café da manhã
Café da manhã
Café da manhã
Café da manhã
Café da manhã
08h00 às 09h10
Parque livre
Jogos Dirigidos na quadra
Músicas
História em Filme
Parque
09h10 às 10h20
INFORMÁTICA
Profª Lais
História lida
EDUCAÇÃO FÍSICA
Profº Ralph
Brincadeiras de Roda
EDUCAÇÃO FÍSICA
Profº Ralph
10h20 às 11h10
História de Fantoches
ARTES
Profª Genny
História narrada
Parque Livre
Desenhos Animados
11h10
Almoço
Almoço
Almoço
Almoço
Almoço

Lição de Casa

A Lição de Casa tem por objetivo o treinamento e a formação de hábitos de estudo e é de responsabilidade do aluno. Só a ele cabe responder por seu não cumprimento ou dúvidas. No Ensino Fundamental anos iniciais, até o 4º ano, as lições de casa restringem-se ao Português e à Matemática. No 5º ano, as lições de História, Geografia, Ciências e P.H.C (Ética e Cidadânia, são enviadas alternadamente às 6ª feiras. No Ensino Fundamental anos finais, a partir do 6º ano, para efetivar a autonomia dos alunos, eles recebem mensalmente um quadro contendo todas as tarefas de cada mês, podendo organizar seu tempo e tirar dúvidas antecipadas com o professor.

REUNIÃO DE ESCOLA ABERTA AOS PAIS E ALUNOS

A 1ª Reunião é imagens/institucional e nela são passadas a metodologia, as normas e as informações de rotina.
As demais são trimestrais e é de suma importância a participação dos pais a estas reuniões, pois nelas terão:

  • Contato direto com os professores;
  • Vistas aos materiais e avaliações;
  • Conhecimento das notas trimestrais obtidas;
  • Notificação da necessidade de Recuperação Trimestral;
  • Encaminhamento ao Reforço Paralelo, com ciência do conteúdo a ser trabalhado.

O atendimento aos pais acontece individualizado, sempre que necessário, com a Orientadora Educacional e a Coordenadora Pedagógica, eventualmente, com a presença da professora. Esse tipo de reunião pode ser realizado por convocação da escola ou a pedido dos pais.

 

LIBERDADE, DISCIPLINA, DIREITOS E DEVERES

O Colégio Pirajuçara é hoje um espaço afetivo e cultural que abriga um número limitado de alunos.
Seu corpo diretivo é formado por um grupo de educadores que utiliza a Liberdade como ponte para a Disciplina e para o Conhecimento.
Uma de suas mais consistentes propostas é o estímulo à emergência e consolidação da consciência individual e coletiva, uma indispensável condição para a conquista de direitos e ao cumprimento de deveres.
O Pirajuçara engloba todas as séries, oferece cursos que vão do Maternal ao 9º ano do Ensino Fundamental e estimula uma saudável convivência entre as várias faixas etárias.

 

ALFABETIZAÇÃO: Um processo de nivelamento e interação

A Alfabetização no Colégio Pirajuçara é inspirada em Paulo Freire, de quem Neda foi voluntária, na década de 60.
É uma alfabetização construída “pelo próprio indivíduo” com base na Teoria do Conhecimento e do Construtivismo.
O Construtivismo que não é um método, mas sim, uma Teoria Filosófica sobre a qual estão alicerçados os princípios, que norteiam a ação educativa, no que diz respeito à aproximação ao código de leitura e escrita e à sua efetivação, é a maior preocupação da Equipe do Colégio Pirajuçara.
O processo de Alfabetização criado pela fundadora do Colégio Pirajuçara é introduzido informalmente ao longo da Educação Infantil e concretizado formalmente no 2º ano.
Contudo, para atender a alunos advindos de outros colégios e complementar o aprendizado de algumas de suas crianças, a escola mantém dois níveis de classe, para o segundo ano (antiga 1ª série):

  • um de sistematização, para crianças com inteiro domínio da leitura e da escrita;
  • um outro, para crianças semi-alfabetizadas ou ainda não alfabetizadas.
  • A partir do 3º Ano, todos se tornam habilitados para cumprir a mesma programação.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL: Responsabilidade, Sociabilidade e Letramento

As crianças da Educação Infantil são preparadas para exercer plenamente e com responsabilidade sua função social. O Colégio conta com classes de Maternal I, para crianças de dois anos; Maternal II, para três anos; Jardim I, para quatro anos; e Jardim II, para crianças de cinco anos. O trabalho desenvolvido nas classes de Maternal e Jardim é assistemático e visa principalmente à sociabilização e progressiva integração da criança na vida escolar. Procura-se tornar essa vivência a mais feliz e próxima do lar possível. Concluído o Jardim, os alunos são submetidos à Sondagem de Habilidades da Alfabetização, um instrumento que permite traçar o perfil de seu potencial e diagnosticar com fidedignidade suas necessidades, que serão transmitidas ao próximo professor.

CRIAM

O Colégio Pirajuçara acredita que é muito pouco dizer que realiza um trabalho preventivo de Motricidade, do Maternal ao 5º ano, por meio de um processo exclusivo, de desenvolvimento da Concentração, do Relaxamento, da Independência, da Abstração e da Motricidade, pois isto longe estaria de ilustrar sua abrangência.
O CRIAM constitui-se num suporte eficaz que avalia, fortalece e sedimenta os aspectos de maturidade neurológica indispensáveis à aquisição de hábitos e habilidades e à formalização do aprendizado. É o ápice do amadurecimento motor.

MATEMÁTICA, BASEADA EM PIAGET, DIENNES E CUISENAIRE

As aulas de Matemática são desenvolvidas à luz dos princípios de Piaget e fundamentadas na linguagem lógica de Diennes e Cuisenaire. Sua proposta é levar o raciocínio e o cálculo mental a estágios cognitivos comprovadamente superiores, fornecendo também embasamento para a agilização do aprendizado no campo da informática. O início da numeração é feito com base no material concreto, “dourado”, de Maria Montessori.

 

PRODUÇÃO TEXTUAL E LEITURA

Considerando a linguagem como centro do processo educativo, o Colégio Pirajuçara oferece ampla experiência em Redação, com duas aulas semanais, até o final do Ensino Fundamental.
Partindo do princípio de que Ler e Escrever são atividades correlatas, o Pirajuçara dá um grande valor à leitura, estimulando-a através de metodologia especial.
O objetivo é ensinar o aluno a ler, para que ele aprenda a decodificar um texto, seja de conteúdo teórico ou literário.

 

OTI – Organização do Trabalho Intelectual

A escola não precipita artificialmente a formalização de conceitos.
Durante todo o tempo, o aluno utiliza a Organização do Trabalho Intelectual - O.T.I., metodologia que efetiva a análise de causas e conseqüências, na decodificação de qualquer texto.
Isto possibilita a autonomia do aluno frente a toda a sua escolaridade.

 

Inglês

Inglês é a opção de língua estrangeira, introduzida a partir da Educação Infantil, no plano oral e tem como objetivo familiarizar o aluno com a pronúncia e as estruturas básicas.
O trabalho formal do Curso de Inglês tem início no 1º ano, culminando com o amplo domínio da língua, na leitura e na escrita, no final do Ensino Fundamental.

 

Educação Artística

As aulas de Educação Artística, dadas do Maternal ao 9º Ano do Ensino Fundamental, privilegiam intensamente as artes plásticas, a dança, o teatro e a música.
Em nenhuma dessas áreas, porém, existe a preocupação de descobrir ou formar talentos. O objetivo é revelar aos alunos todas as manifestações da Educação Artística, proporcionando-lhes um canal de livre expressão e um espaço temporal e físico, no qual podem viver experiências que favorecem a expansão da criatividade.

 

Portal Educacional

Estamos vivendo a "era da informação" que requer significativas revisões no sistema educacional. O principal objetivo da escola enquanto instituição é formar as novas gerações, de maneira a respeitar a sua identidade e estando consciente de suas necessidades em constante mudança, o que não pode ser ignorado pela escola.
O Colégio Pirajuçara atento a essa evolução, disponibiliza ao aluno, assim que matriculado, o Portal Educacional, que traz jogos educativos, atividades pedagógicas, acesso a pesquisas, participação em concursos, confecção de livros interativos, mostras visuais, olimpíadas de matemática e atualidades, exercícios e provas on-line.

Para tanto, conta com uma sala de informática que dispõe de computadores de última geração e outra, multimídia com data show e lousa digital.
Os pais também recebem uma senha pessoal, para acessar os seus interesses no Portal: calendário, quadros de lição de casa, planos de recuperação, notas parciais, boletim escolar, ocorrências diárias, como falta de lição de casa, indisciplina e outros.
Um aspecto importante na funcionalidade desse Portal é que os pais o acessem com a máxima freqüência para que cumpra sua finalidade.

 

Educação Física e Motora

A Educação Física ministrada no Colégio abrange quatro variáveis: a motricidade, o social, o lúdico e o biológico. Visa, sobretudo, ao desenvolvimento harmônico de todo o potencial físico do aluno.  

A Educação Física tem como preocupação:

  • Despertar no aluno o interesse pelo esporte.
  • Aperfeiçoar o movimento corporal, o senso rítmico, estético e expressivo.
  • Despertar o gosto pela vida ao ar livre.
  • Educar por meio da recreação.
  • Desenvolver a capacidade física, a atenção, os hábitos de higiene, a segurança e o respeito mútuo.
  • Proporcionar ao aluno mais tímido e inseguro a possibilidade de sentir mais confiança, coragem e iniciativa.
  • Desenvolver o espírito natural de disciplina.
  • Treinar e aperfeiçoar a coordenação motora, o equilíbrio estático, o equilíbrio dinâmico e a orientação espacial.
  • Canalizar a agressividade e a exuberância dos alunos mais desinibidos, orientando seus impulsos.
  • Desenvolver o sentido de grupo e a sociabilidade.

 

P.H.C. - Ética e Cidadania

Estamos vivendo uma era conturbada. Uma época em que se retoma e se reanalisa a Declaração dos Direitos Humanos, em que se tenta passar a limpo a avalancha de desonestidades que assola os países do primeiro ao terceiro mundo, quando se reconsideram os antigos e novos valores e se estabelecem e se discutem sob vários prismas, questões como o aborto, a discriminação do negro, do portador de deficiências e a pena de morte, um momento em que se reavalia e se qualifica a fome, a poluição, a destruição da flora e da fauna e, principalmente, as atrocidades entre povos irmãos como selvageria. Entretanto, poucos se posicionam ou tomam qualquer atitude.
Aprender não é uma simples aceitação da realidade, sem crítica de normas e valores, mas, sim, realizar uma leitura coerente dos fatos, que envolve avaliação e criatividade.
O Colégio Pirajuçara oferece uma aula específica e semanal de PHC – Problemas do Homem Contemporâneo, com ênfase na ética, nos valores e na família.
Para as crianças do 1º ano, é desenvolvido um projeto de cunho internacional, do qual participam poucas escolas em nosso país, Os Amigos do Zippy.

 

AVALIAÇÃO: INTEGRAL, DIVERSIFICADA E CONSTANTE.

A avaliação é integral e contínua. Analisa todos os aspectos do desenvolvimento escolar do aluno, através de seu interesse, participação, assiduidade, freqüência e pontualidade na entrega dos trabalhos.
Também são mensurados qualitativamente o conteúdo de suas pesquisas, suas chamadas orais, as contribuições que faz nas dinâmicas de grupo, debates e seminários. As provas, do primeiro ao quinto ano constituem mais um momento de atividade natural, quando se procura evitar o clima persecutório, que quase sempre está presente ao se concentrar a avaliação do aluno, nas provas escritas. Assim sendo, suas provas NÃO são agendadas, porque se constituem apenas, em mais uma atividade no jogo de aprender.
Do sexto ao nono ano, os alunos têm provas mensais de acordo com o andamento da programação, agendadas normalmente, tendo em vista a familiaridade com que encaram esse momento e a necessidade de estarem preparados para a realidade educacional vigente.

Assim sendo as avaliações envolvem diversas modalidades, subjetivas, dissertativas, objetivas, de múltipla escolha sem contar com as pesquisas e os seminários.




Eventos em Destaque
  • Não existem eventos este mês.
Datas Comemorativas
  • Dia da Democracia - 25/10

  • Dia da Saúde Dentária - 25/10

  • Dia Internacional contra a Exploração da Mulher - 25/10
Notícias Educacionais

Copyright © 1999-2014. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.
Termos de uso | Quem somos